Sabemos que é de suma importância o passeio diário com o seu cão, portanto devemos observar como passear corretamente, pois o cão vive em matilha (onde o líder normalmente anda na frente) que é uma sociedade muito bem organizada, e o passeio é o momento crucial para exercermos nossa liderança. O ideal é que o cão seja conduzido do lado esquerdo do condutor, por vários motivos: por ser uma convenção mundial, normalmente as pessoas são destras e se conduzirem com a mão esquerda, teremos a mão direita que normalmente é mais forte para segurar o cão se necessário.
Ele também tem que estar próximo do joelho, pois nesta posição, o cão faz menos força e o condutor se cansa menos. Também não corre o risco do animal cruzar no meio das pernas, evitando assim acidentes. Por falar em acidentes, o ideal é utilizar um tênis ou um sapato que não escorregue.
Como segurar a guia, é um detalhe bastante importante, uma vez que: evita lesões e exercício da força desnecessária. Também sugiro principalmente para as mulheres, utilizarem uma luva para proteção.
Procure também neste momento do passeio, dialogar com seu cão, exercendo alguns comandos: VAMOS para o início da cãominhada, DEVAGAR, ALTO. Eu costumo também falar quando vai atravessar a rua, ou mudança de calçada, etc.
Essa relação, como já dissemos anteriormente é fundamental para a integração inter- espécies.
Claro que no início, utilizar tudo isso ao mesmo tempo, pode dificultar um pouco pois as dificuldades em exercer um comando, naturalmente diminuem com a prática.
Procure exercer os comandos em um tom de voz tranqüilo, suave, sereno, pois como o cão tem uma audição muito superior à nossa, quanto mais suave e calmo falarmos, ele terá que prestar mais atenção.
Devemos observar, algumas leis, para exercermos além de agradável e prazerosa cãominhada, nosso dever de cidadão responsável: uma delas é registrar o seu cão no Centro de Controle de Zoonoses, para permitir a localização do cão pelo proprietário, caso o mesmo se perca ou fuja.
Outra obrigação nem sempre cumprida, diz respeito às questões de higiene, limpeza e saúde pública, uma vez que as fezes do animal devem ser recolhidas pelo proprietário, pois o passeio público não é banheiro. Então, além de guia, coleira, tênis, vontade para o passeio, não esqueça de levar o saquinho para o recolhimento do cocô, evitando assim constrangimento para você e seu cão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário